Loading...

JUSTIFICATIVA

O programa de capacitação e valorização de parlamentares e servidores do poder legislativo tem como objetivo qualificar e capacitar seus parlamentares e os servidores que prestam serviços na Assembleia Legislativa e nas Câmaras de Vereadores do Estado de Santa Catarina através de atividades que propiciem um processo de educação continuada. Cumprindo o compromisso de socializar o conhecimento e promover o contínuo aperfeiçoamento dos integrantes do poder legislativo, a Escola do Legislativo “Deputado Lício Mauro da Silveira” disponibiliza o curso de “Transformação de Resíduos em Arte Contemporânea”

Partido da observação da quantidade de lixo nas ruas de nossa cidade e da indiferença da população com os profissionais que trabalham na área, sentiu a necessidade de dividir todos os conhecimentos adquiridos no exterior, visando proporcionar um destino sustentável dos resíduos e também dar mais visibilidade de valorização aos profissionais que atuam nessa área. Nasceu assim o projeto BRINCANDO COM RESÍDUOS, que inspirado nas obras de outros artistas, dedicou-se a produção de obras feitas a partir do aproveitamento dos resíduos.

Convidada pelo Programa de Qualidade de Vida – Arquitetura Humana Sustentável, acessibilidade, analfabetismo digital, com foco na zeladoria em 2014, ministrou palestra na ALESC para os Zeladores sobre temas sociais intitulada “O sonho de uma menina negra”. O foco dessa palestra foi o de motivar todas as pessoas discriminadas socialmente a lutarem pelos seus sonhos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Proporcionar conhecimentos referentes a técnicas de artes plásticas aplicadas na transformação de resíduos descartados na ALESC que se constituirão na matéria prima para a produção de obras artísticas que expressem a realidade, os sonhos dos servidores da zeladoria da ALESC. Ensinar formas de aproveitamento e conhecimento da utilidade dos resíduos, em prol do bem estar da comunidade.

Conscientizar os participantes de que o lixo é um problema social e de todos nós, mas com criatividade podemos transforma-los e utiliza-los de forma sustentável. Realizar uma exposição dos trabalhos produzidos como forma de valorizar os funcionários da zeladoria, bem como disseminar a idéia de sustentabilidade pelo aproveitamento de resíduos.

EMENTA

1ª Aula: Dinâmica de apresentação, reconhecimento de materiais, início da obra com colagem.

2ª Aula: Palestra Sustentável com convidado, noções de resíduos, continuação da obra com colagem.

3ª Aula: Palestra Sustentável sobre Chico Mendes, dinâmica com resíduos, finalização da obra de colagem.

4ª Aula: Palestra sobre importância do trabalho, dinâmica com agradecimentos, apresentação do trabalho realizado.

METODOLOGIA DE TRABALHO / PLANO DE AÇÃO

Aulas presenciais.

MINISTRANTE

Partindo do pressuposto que a arte é um fazer que mobiliza o ser humano integralmente que propõe o estímulo, a criatividade e desenvolvimento das potencialidades individuais e coletivas, a coordenação do Programa optou pelo trabalho tomando como base a experiência da artista plástica Patrícia Demarki que trabalhou por cerca de 6 anos na Espanha, onde teve oportunidade de experienciar a importância que é dada ao lixo produzido nas cidades bem como as pessoas que manipulam estes resíduos.

Nome: Ana Patricia Goulart.

Partindo do pressuposto que a arte é um fazer que mobiliza o ser humano integralmente, que propõe o estímulo, a criatividade e o desenvolvimento das potencialidades individuais e coletivas, a coordenação do programa optou pelo trabalho da artista plástica que traz na sua experiência pessoal, o exercício de atividades assemelhadas as da zeladoria por 6 anos em Manorca, na Espanha. Além da identificação com o grupo já experimentada nas palestras que ela realizou em 2014, acreditamos que essa profissional específica, reúne condições de repasse deste enfoque mais atual – de respeito ao ser humano independentemente de  sua atividade profissional. Além disso, ela repassará os conceitos da sustentabilidade, conferindo a importância adequada ao tratamento do lixo produzido pelas diversas atividades humanas, elevando a auto-estima dos servidores da zeladoria que manipulam estes resíduos, garantido tratamento respeitoso pela visibilidade da importância de seu trabalho para com a sociedade.

CONCLUSÃO

Os resultados desse trabalho foram avaliados como muito positivos pela coordenação do programa, que solicitou na formatação de um curso onde, por meio do aprendizado de técnicas de artes plásticas, estes profissionais, com frequência invisíveis no ambiente de trabalho, apesar da importância da atividade que realizam, pudessem construir, reconstruir e expressar seus sonhos por meio da arte, tronando-se mais visíveis e angariando mais respeito de todos os integrantes da ALESC.

2019-02-25T20:03:38-03:00