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JUSTIFICATIVA

O programa de capacitação e valorização de parlamentares e servidores do poder legislativo tem como objetivo qualificar e capacitar seus parlamentares e os servidores que prestam serviços na Assembleia Legislativa e nas Câmaras de Vereadores do Estado de Santa Catarina através de atividades que propiciem um processo de educação continuada. Cumprindo o compromisso de socializar o conhecimento e promover o contínuo aperfeiçoamento dos integrantes do poder legislativo, a Escola do Legislativo “Deputado Lício Mauro da Silveira” disponibiliza o curso de “Canto Coral – Revelando Talentos” por entender que se trata de um conhecimento de grande relevância para os trabalhos legislativos da ALESC.

O trabalho com musicalidade é um poderoso instrumento que desenvolve, além da sensibilidade a música, fatores como: concentração, memória, coordenação motora, socialização, acuidade auditiva e disciplina, que estimula o desenvolvimento cognitivo, construindo e equilibrando as emoções de forma significativa, pois estimula várias áreas cerebrais. Além disso o canto coral é uma das mais antigas formas de integração social, na medida em que favorece o exercício de habilidades sociais como cooperação, espírito de corpo e organização, que são igualmente necessárias no trabalho da zeladoria.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Ensinar a técnica de canto coral dos funcionários das zeladoria da ALESC por meio de ensinamento teóricos e práticos da técnica vocal no canto, que contribuam com a qualidade de vida, num processo de inclusão social dentro da perspectiva de sustentabilidade social.

Aplicar técnicas vocais para o canto coral para desempenho no estudo do repertório, relacionar as atividades prioritárias da técnica vocal de forma lúdica as quais proporcionam saúde e qualidade de vida aos integrantes, identificar a ludicidade, q qualidade de vida e a inclusão social dos integrantes por meio das vivências pedagógicas e realizar uma apresentação musical no encerramento do projeto.

EMENTA

Fisiologia do aparelho fonador e respiratório, tipificação dos timbres, naipes vocais, impostação vocal e a técnica da respiração, noções de regência, repertório, percepção auditiva, afinação, arpejo e acordes, extensão vocal, canto uníssono, prática vocal de várias vozes (madrigal), dicção, dinâmica, canto e contracanto e expressão corporal.

METODOLOGIA DE TRABALHO / PLANO DE AÇÃO

Aulas presenciais com ensinamentos teóricos e práticos de canto coral e técnicas vocais obedecendo ao seguinte plano de aula:

Aula 1: Dinâmica de apresentação, fisiologia do aparelho fonador e respiratório e construção de repertório.

Aula 2: Tipificação de timbres, seleção e divisão dos naipes vocais, técnica vocal (aquecimento) e ensaio de repertório.

Aula 3: A impostação vocal e a técnica da respiração, noções de regência, técnica vocal (aquecimento) e ensaio de repertório.

Aula 4: Percepção auditiva e afinação, arpejo e acordes, técnica vocal (aquecimento) e ensaio de repertório.

Aula 5: Extensão vocal, canto uníssono, pratica vocal de várias vozes (madrigal), técnica vocal (aquecimento) e ensaio de repertório.

Aula 6: Dicção, dinâmica, prática do contracanto,  técnica vocal (aquecimento) e ensaio de repertório.

Aula 7: Expressão corporal, movimento em cena,  técnica vocal (aquecimento) e ensaio de repertório.

Aula 8: Ensaio geral,  técnica vocal (aquecimento) e apresentação final.

MINISTRANTE

Nome: Elizabeth Maria Xavier Faraco.

Formada em serviço social pela UFSC e com especialização na latu sensu na mesma área desenvolveu vários trabalhos com grupos trabalhando especialmente a integração social na área da saúde mental. Paralelamente a sua carreira profissional, onde implantou e chefiou o setor de serviço social da PMSC, atuando como assistente social durante mais de 30 anos. Durante sua carreira atuou também por mais de 20 anos como professora no centro de ensino da PMSC, ministrando as disciplinas “relações humanas e públicas” e “gerenciamento de estresse profissional”. Paralelamente a sua carreira como funcionário do estado, Elizabeth buscou aprimorar o dom do musical que possuía, passando a estudar canto popular e lírico com a professora Rute Gebler e mais tarde com a professora Cláudia Todorov que permanece até hoje presente como sua preparadora vocal. Ligada a diversos movimentos religiosos onde teve destacada participação como soprano, pode também desenvolver sua capacidade de empatia com grupos de diversas faixas etárias e diferentes condições sociais. Isso lhe confere excelente capacidade de comunicação, inclusive com o grupo que participará desse projeto, na medida em que, em seu primeiro contato, numa breve palestra ocorrida no ano que passou. Sobre os benefícios da música, conquistou atenção e interesse do grupo. Atuou como integrante do grupo vocal de MPB acorde vocal de 1989 a 1993 e como vocalista da banda de The Back Street Band de 199 a 1995 interpretando o melhor do jazz e blues. Participou como integrante do coro de três edições do espetáculo Vozes da Primavera de 2000 a 2002. Integrou o coral Hélio Teixeira da Rosa no TCE de 2008 a 2012. Participou como solista em diversas edições dos espetáculos anuais da banda de música da PMSC, interpretando músicas contemporâneas a ” I dream a dream” de  Les Miserables e clássicas La Vergine Degli Angeli,  La Força del Destino. Na série “domínio público” produzida por Cláudio todorov, interpretou “Stizzoso mio Stizzoso” La serva padrona – Pergolesi. Em 2014 atuou no espetáculo “Divas na Era do Rádio” e na sexta edição do show “Pérolas” produzido por Patrícia Ribeiro. Também no mesmo ano produziu um espetáculo “acordes de uma vida” do cantor Guilherme Botelho, onde também atuou em duetos e como solista. Finalmente, por sua identificação com os pressupostos deste projeto, consideramos que a referida profissional reúne as condições necessárias para realiza-lo.

2019-02-25T20:04:00-03:00